aventuras em 4x4

quarta-feira, novembro 09, 2005

Portalegre

To be old and wise first you have to be young and stupid

Ao fim de dois posts quebrei a promessa com que iniciei este projecto de comunicação, alimentar este blog quinzenalmente até ao momento da partida.
Devo contudo confessar que não me sinto particularmente em falta, na medida em que um dos objectivos deste local era o de permitir manter-vos a par dos desenvolvimentos da viagem e em simultâneo suscitar a discussão e a troca de experiências. O saldo até ao momento é bastante negativo, havendo uma única contribuição a registar, mas é com grande satisfação que verifico que a resposta teve origem na Alemanha, provando assim que estas formas de “conversar” não conhecem efectivamente barreiras. Pode ser que a coisa se recomponha...

Voltando ao tema principal, nestas duas semanas houve desenvolvimentos importantes. O facto mais marcante foi a confirmação da entrada do Pai no Grupo, muito embora tenha vacilado quando soube que tinha que tomar algumas vacinas sob a forma de injecções. O Vasco lá conseguiu que o patrão lhe permitisse gozar umas ferias não programadas no final do ano e também já está a bordo. Isto significou que teremos um Land Rover a acompanhar os dois nipónicos e imagino que por agora o Paulo esteja aterrorizado com a ideia de ter de montar duas vezes o LR em pleno Sahara, esquecendo-se dos milhares de km que fez a bordo do “velho" discovery branco sem nunca ter necessitado de sujar as mãos para garantir o seu regresso a casa.

Na viagem a Portalegre penso que houve dois acontecimentos marcantes:
Os VW Touareg voavam nas poças de lama e o guarda-lamas do meu jeep ia ficando todo derretido à conta das últimas alterações realizadas no tubo de escape.
No que se refere aos VW não se pode dizer que tenham sido uma surpresa, mas a agressividade e o empenho com que a Jutta-Kleinschmidt dobrou cada curva deixaram-me boquiaberto. Penso que é altura de referir que sempre fui bastante machista no que se refere à condução, mas desta vez fiquei sem palavras e realmente gostava que ela tivesse conseguido ganhar, algo que lhe escapou, em parte, devido a problemas mecânicos idênticos aos que sofreram alguns dos companheiros de equipa, e, por outro lado, porque o Carlos Sainz correu num carro igual, e, não é de imaginar que uma mulher, nem mesmo a Jutta, consiga bater o grande Carlos Sainz em condições normais de corrida.
Voltando à questão do escape do meu carro, devo confessar que cada vez começo a acreditar mais na filosofia do meu Pai e do meu Tio, não te ponhas a fazer alterações aos carros e às motas. Para melhorar o ângulo de saída do GR decidi que tinha de mudar a configuração do tubo de escape, o resultado já está em 2-0 e espero que fique por aqui. O primeiro problema surgiu no dia de partida para Marrocos no ano passado, com o carro carregado descobri que o chassis tocava no escape em determinadas situações. Lá remediamos a situação com recurso às miraculosas abraçadeiras plásticas e seguimos viagem.
Há três semanas resolvi finalmente terminar com o defeito, mas a consequência da alteração introduzida teve resultados ainda piores, os fumos saíam demasiado perto do para-lamas traseiro e derreteram parcialmente o plástico. Espero que a situação esteja agora debelada de forma definitiva, mas confesso-vos que estou apreensivo e começo a ficar convencido que Eles têm mesmo razão.

FALTAM:
· 14 DIAS PARA SER DIVULGADO O PERCURSO DO DAKAR 2006
· 43 DIAS PARA INCIARMOS A NOSSA VIAGEM
· 45 DIAS PARA O COMEÇO DO DAKAR

11 Comments:

  • Machista, tu?
    Mas ó meu rapaz, tu já olhaste bem para a Jutta?
    Aquilo é muito mais homem que o Ralf Schumacher...

    By Anonymous Anónimo, at 11/09/2005 8:34 da tarde  

  • Pois, pois ...
    Será que um RR de 91, sem alterações no tubo de escape ou outras, pode colar?
    Estou mesmo tentado.
    Força nisso

    By Anonymous Pedro de Oliveira, at 11/23/2005 3:41 da tarde  

  • Sou "o menos novo" do grupo e é com todo o prazer que faço parte do grupo.
    Ontem venci o primeiro obstáculo - as vacinas. Ainda me têm de explicar que para tratar da saúde seja necessário furar os nossos corpos. A acreditar na história do Adão e Eva, o Cristo já nos tinha feito com furos, para assim sermos muito saudáveis.
    Vencido este obstáculo, tudo o resto são banalidades - os atascanços, os kms, as passagens de fronteira e tudo o mais que há-de surgir, que nós nem sonhamos.
    Até breve

    By Anonymous Manuel Mota Pereira, at 11/24/2005 1:19 da tarde  

  • Para participar na viagem é necessário preencher as seguintes condições:

    1-vontade de fazer 7.000 km de asfalto em 7 dias para gozar dunas e pistas nos restantes 7;

    2-estar disponivel para dormir em tendas, comer alimentos enlatados e eventualmente nao tomar banho durante quase todo o periodo de ferias!!!

    3-preparação para viver situações intensas com outros 7 tipos tão ou mais implicativos e aborrecidos que Tu;

    Cumprido isto só ficam a faltar alguns, poucos, detalhes materiais.

    By Blogger Miguel, at 11/24/2005 2:13 da tarde  

  • Bem, ainda se ao menos o meu irmão tivesse esclarecido assim a nossa viagem antes de eu ter dito que ia... talvez não precisasse de passar o martírio das vacinas. Identifico-me perfeitamente com a ideia do "elemento menos novo" (como se a idade contasse para alguma coisa ou prejudicasse alguém), segundo a qual Adão e Eva, a ser verdade que é suposto tomarmos vacinas, deveriam vir já com locais de acesso predefinidos.

    Pela parte que me toca, estou claramente numa posição de "a ver a bola". Vai ser engraçado ver toda a gente a (ter de) interagir em situações mais ou menos extremas, particularmente por serem pessoas que estão algo fora do meu círculo de relações.

    Por isso, Pedro, se achas que és rapaz para isso, junta-te aos elementos activos e ao elemento neutro (eu, que estou como peixe fora de água) desta expedição e partamos à descoberta da Mauritânia.

    By Blogger _, at 11/24/2005 8:02 da tarde  

  • Lecas,
    Só para me estrear nestas cenas dos blogges...O teu super Patrol sem aqueles reles alargadores, já está pintado!? Fica espectacular, e qd tiver uns super pneus, ai jesus!!!!
    Põe umas fotos das viaturas que vão partir para a aventura.
    PS.:Se quiseres já sabes, eu para ti faço um serviço VIP na oficina Toyota de Penafiel.
    Zé Luís

    By Anonymous Anónimo, at 11/30/2005 10:15 da manhã  

  • Quando um amigo nos faz uma proposta destas no dia do seu aniversario isso deve ser "Impulse"!

    A ideia parece ser muito tentadora e sempre te dará direito a colocar um autocolante com o teu nome num jeep que estará exposto no Norteshopping 9 dias!!! aposoto que era isto que tu querias...

    By Blogger Miguel, at 11/30/2005 10:31 da manhã  

  • Isto parece conversa de meninas...Impulse?????
    Leva mas é o impulse para a Mauritania para aguentarmos o cheiro uns dos outros....
    Isto não era suposto ser actualizado quinzenalmente? ai as baldas......

    By Anonymous Anónimo, at 12/05/2005 10:28 da manhã  

  • Que História é essa de um Nissan ser alvo de tratamento VIP na Toyota?

    By Anonymous Anónimo, at 12/05/2005 10:30 da manhã  

  • Pois, pois ...
    Como não sou um "bloguer?" activo só agora percebi que havia aqui vários "répteis?", não daqueles que rastejam porque é tudo gente de coluna vertical, mas daqueles que gostam mesmo de umas provocadelas e aí a gente até se sente tentado a ir mas, ... 7000 kms em 7 dias só se for numa boa cama com um motorista à altura e ... não se poder tomar um banhito é obra e ... Vasquito, vê lá se te introduzes rápidamente se não esses marmanjos vão dar cabo de ti com os maus cheiros.
    Quanto às vacinas, bom é melhor não comentar porque com tanto buracos que já tem o corpinho não percebo porque haviam de fazer mais.
    Beijinhos e que tudo corra nos conformes.
    PO

    By Anonymous pedro de oliveira, at 12/05/2005 2:30 da tarde  

  • Òlá Pessoal sujo.

    Então como está a correr essa viagem de tendas em hotel? E o cheiro tem-se aguentado? Mandei--vos hoje umas bolachinhas pelo Carlos Sousa. Não se esqueçam de lhe pedir. Adeus até ao vosso regresso e muitas propriedades

    By Anonymous Anónimo, at 1/01/2006 1:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home